O NRKBETA QUER MANTER NA SUA CAIXA DE COMENTÁRIOS DISCUSSÕES PRODUTIVAS E CONSTRUTIVAS. PARA ISSO, QUEM QUISER COMENTAR ALGUNS DE SEUS ARTIGOS PRECISA RESPONDER A TRÊS PERGUNTAS ANTES DE ENTRAR NO DEBATE.
O site tecnológico da empresa pública de rádio e televisão da Noruega, a NRK, pôs em prática, no último mês, uma nova forma de controle da utilização de suas caixas de comentários.
Há duas semanas, o NRKbeta publicou uma peça explicativa sobre a proposta de lei relacionada à vigilância digital na Noruega. Apesar de o tema ser controverso e capaz de iniciar discussões inflamadas, os comentários no texto mantiveram-se cordiais e construtivos, com vários links de pesquisas ou livros sugeridos. O NRKbeta diz que a qualidade do debate se deve ao novo mecanismo aplicado a quem pretende deixar um comentário em seu site.
Em alguns artigos, os leitores que quiserem comentar terão de responder a três questões básicas de múltipla escolha sobre o texto lido. O objetivo é confirmar que os leitores realmente leram a história antes de permitir que façam suas intervenções.
“Nós pensamos que deveríamos fazer a nossa parte e tentar garantir que as pessoas estejam em sintonia antes de comentarem. Se todos concordarem que é isso que o artigo diz, então têm uma base muito melhor para o comentar”, afirmou ao NiemanLab, Stale Grut, jornalista do NRKbeta.
O jornalista e o diretor do site, Marius Arnesen, explicam que o NRKbeta é uma das poucas seções que oferece uma caixa de comentários aos leitores, criando uma comunidade fiel que normalmente tem conversas positivas. No entanto, algumas postagens atraem leitores que não são assíduos e as discussões saem de controle.
Começando a pensar numa estratégia para tentar controlar o tipo de conversas que possam surgir, a redação planejou essa espécie de questionário porque, assim, pelo menos garantia-se que os leitores tinham realmente lido o texto, e que teriam, portanto, a mesma base para a discussão. “Estamos tentando estabelecer uma base comum para o debate”, diz Arnesen ao NiemanLab. “Se queremos debater alguma coisa, é importante saber o que está no artigo e o que não está no artigo”.
Por ora, apenas alguns artigos trazem as questões para os leitores, até que se comprove que a estratégia realmente surtirá efeito. Uma vez provada a utilidade desse sistema, o quiz, que é criado pelo autor do texto, pode ser estendido a todas as publicações.
Artigo adaptado de: Publico.pt | Texto original: Niemanlab.org