11 Junho 2021

Muitas das mensagens que chegam aqui vêm de professores recém-formados ou futuros professores que se sentem inseguros para ensinar a língua portuguesa. Algumas pessoas parecem sugerir que desconfiam dos próprios conhecimentos, sentem que não sabem o bastante para orquestrar uma sala de aula ou temem que as próprias dificuldades sejam um obstáculo para que se tornem profissionais competentes.
Vejo que, comumente, a construção da autoconfiança passa por reafirmações que seguem na linha do “você já é ótimo/a”, “você é maravilhoso/a”, “você vai arrasar” etc., como se se tratasse apenas de medo e como se bastasse ao profissional acreditar no próprio talento. Mas o fato é que o questionamento sobre o próprio desempenho pode ter como origem a consciência do próprio despreparo, o que é sinal de responsabilidade. Por isso, não me parece que o caminho seja imaginar que já somos suficientes e que apenas nos falta confiança, assim como não acho que o caminho seja conformar-se com a própria (suposta) inabilidade. Ciente das próprias limitações, o novo professor, assim como QUALQUER OUTRO profissional, poderá buscar se preparar mais, pedir feedback para pares mais experientes, fazer treinamentos, ler e estar disposto a aprender com os outros, com os alunos e com as próprias práticas.
Outra ressalva importante quanto ao medo de não dominar o conteúdo é saber que essa é apenas uma parte das suas funções. O papel dos professores vem mudando muito ao longo dos anos e não é mais esperado que o professor seja o “detentor” de conhecimento responsável por “transferi-lo” aos estudantes. Quanto mais pensarmos o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem, menos “problemático” será que o professor não domine algo da sua área, pois ele poderá propor um aprendizado colaborativo, fazer um convite à pesquisa, provocar o levantamento de hipóteses, mostrar que os saberes são mutáveis etc. Todo professor se depara vez ou outra com uma pergunta a que não sabe responder; não é exclusividade dos iniciantes. Será que isso é mesmo tão nocivo?
Uma vez fiz uma pesquisa com os seguidores do Português é legal perguntando qual estilo de médico eles preferiam: aquele que arrisca resposta e diagnóstico para tudo ou aquele que diz “não sei, vou pesquisar”. Essa foi uma pesquisa informal, claro, mas não houve NENHUMA pessoa que tenha declarado preferir o profissional que sugere saber tudo. Será que precisamos impor a nós mesmos uma expectativa que não temos sobre os outros? Será que não é consenso entre todas as pessoas que lidam com conhecimento o fato de que não nos apropriaremos jamais do “todo” de saberes das nossas áreas?
Até hoje, todas as minhas experiências profissionais me trazem insegurança e nervosismo, seja quando entro em uma sala de aula, escrevo um material didático, faço uma tradução ou ainda quando ensino algo na internet. Eu questiono o que digo e como digo, o que escrevo e como escrevo, e esse questionamento me ajuda a aprofundar as pesquisas e aprender mais. A consciência de que a natureza do conhecimento não me permite saber tudo me trouxe uma tranquilidade profunda para lidar com o desconhecido e para ampliar meu interesse pelo que ainda posso conhecer. Espero que essa linha de raciocínio faça sentido para mais alguém.

@carolinajesper

Muitas das mensagens que chegam aqui vêm de professores recém-formados ou futuros professores que se sentem inseguros para ensinar a língua portuguesa. Algumas pessoas parecem sugerir que desconfiam dos próprios conhecimentos, sentem que não sabem o bastante para orquestrar uma sala de aula ou temem que as próprias dificuldades sejam um obstáculo para que se tornem profissionais competentes.
Vejo que, comumente, a construção da autoconfiança passa por reafirmações que seguem na linha do “você já é ótimo/a”, “você é maravilhoso/a”, “você vai arrasar” etc., como se se tratasse apenas de medo e como se bastasse ao profissional acreditar no próprio talento. Mas o fato é que o questionamento sobre o próprio desempenho pode ter como origem a consciência do próprio despreparo, o que é sinal de responsabilidade. Por isso, não me parece que o caminho seja imaginar que já somos suficientes e que apenas nos falta confiança, assim como não acho que o caminho seja conformar-se com a própria (suposta) inabilidade. Ciente das próprias limitações, o novo professor, assim como QUALQUER OUTRO profissional, poderá buscar se preparar mais, pedir feedback para pares mais experientes, fazer treinamentos, ler e estar disposto a aprender com os outros, com os alunos e com as próprias práticas.
Outra ressalva importante quanto ao medo de não dominar o conteúdo é saber que essa é apenas uma parte das suas funções. O papel dos professores vem mudando muito ao longo dos anos e não é mais esperado que o professor seja o “detentor” de conhecimento responsável por “transferi-lo” aos estudantes. Quanto mais pensarmos o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem, menos “problemático” será que o professor não domine algo da sua área, pois ele poderá propor um aprendizado colaborativo, fazer um convite à pesquisa, provocar o levantamento de hipóteses, mostrar que os saberes são mutáveis etc. Todo professor se depara vez ou outra com uma pergunta a que não sabe responder; não é exclusividade dos iniciantes. Será que isso é mesmo tão nocivo?
Uma vez fiz uma pesquisa com os seguidores do Português é legal perguntando qual estilo de médico eles preferiam: aquele que arrisca resposta e diagnóstico para tudo ou aquele que diz “não sei, vou pesquisar”. Essa foi uma pesquisa informal, claro, mas não houve NENHUMA pessoa que tenha declarado preferir o profissional que sugere saber tudo. Será que precisamos impor a nós mesmos uma expectativa que não temos sobre os outros? Será que não é consenso entre todas as pessoas que lidam com conhecimento o fato de que não nos apropriaremos jamais do “todo” de saberes das nossas áreas?
Até hoje, todas as minhas experiências profissionais me trazem insegurança e nervosismo, seja quando entro em uma sala de aula, escrevo um material didático, faço uma tradução ou ainda quando ensino algo na internet. Eu questiono o que digo e como digo, o que escrevo e como escrevo, e esse questionamento me ajuda a aprofundar as pesquisas e aprender mais. A consciência de que a natureza do conhecimento não me permite saber tudo me trouxe uma tranquilidade profunda para lidar com o desconhecido e para ampliar meu interesse pelo que ainda posso conhecer. Espero que essa linha de raciocínio faça sentido para mais alguém.

@carolinajesper

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