Complete:
“Quero saber ____ ninguém veio à minha festa!”
a) porque
b) por que
c) porquê
d) por quê
Esse assunto deixa algumas pessoas muito bravas, então bora entender direitinho?
👉
👉
👉
👉
👉 A resposta correta é B: o “por que” (separado e sem acento).
Eu seeeei que muita gente aprendeu na escola ou na internet que o “por que separado” é usado para fazer perguntas, mas essa informação está incompleta!
Anote aí:
🔹️Sempre que o “por que” aparecer no INÍCIO ou no MEIO da frase e puder ser substituído pela expressão “por qual motivo”, a opção correta será esta: POR QUE. Não importa se a frase é uma pergunta ou uma afirmação.
Com a substituição que acabo de ensinar, a frase ficaria “Não sei por qual motivo ninguém veio à minha festa”.
Alguns professores gostam de explicar que esse caso corresponde a uma pergunta indireta (veja: quem diz “não sei por que ninguém veio” está se perguntando “por que será que ninguém veio?”).
Se você entender que o “por que” pode aparecer tanto em frases interrogativas como afirmativas e que ele sempre pode ser substituído pela expressão “por qual motivo”, já terá avançado MUITO!
🔹️Vamos pensar em algumas situações de uso?
🔸️Posso publicar um texto ou vídeo chamado “Por que comecei a falar sobre educação na internet”. Não é uma pergunta.
🔸️Posso fazer afirmações como “Não sei por que recebi flores e bombons, mas adorei” ou “Acho que sei por que minha chefe me ligou”. Não são perguntas.
Ficou mais claro?
🤔 “Carol, por que não posso usar o PORQUE nesse caso?”
O “porque” é usado para introduzir uma explicação e pode ser substituído pelo “pois”. Na maior parte dos casos, essa substituição vai nos mostrar se o “porque” faz sentido ou não.
👉 O melhor jeito de aprender os vários usos dos quatro porquês é assim, aos pouquinhos.
🌟 Se você não aguenta mais essa dúvida e quer aprender todos os casos de uma vez por todas, sugiro clicar aqui. Nós temos um e-book completinho sobre os porquês, sem essas simplificações que induzem ao erro. Ao adquiri-lo, você ganha acesso a um banco de atividades com mais de 100 questões. Não tem como não ficar craque!
👭 Se algum amigo puder gostar de aprender esse caso, não deixe de enviar para ele!