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22.Jul.2015



Por Renato Tresolavy

Em maio deste ano, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou o ranking internacional de desempenho em educação. Dos 76 países avaliados, o Brasil ficou na 60ª posição, ou seja, lugar bem pouco confortável que revela a baixa qualidade de ensino no país. Nós brasileiros, no dia a dia, convivemos com uma rotina de greves de professores, infraestrutura escolar precária, e ultimamente descaso dos governos com relação aos investimentos em educação, problemas que certamente geram impactos diretos e negativos nas avaliações de desempenho que a OCDE revela.

Penso que para além desses problemas, todos muito graves e que precisam ser administrados e minimizados continuamente, é preciso analisar também, até com mais urgência, o sistema escolar que ainda hoje vigora não só aqui no Brasil, mas também na maior parte do mundo. A escola de hoje, do século XXI, ainda é, em muitos aspectos, bem parecida com o modelo de escola criado no século XII (crianças nas carteiras e professores nas salas de aula) e que se consolidou na Inglaterra, em meados do século XIX, época da Revolução Industrial, e se reproduziu pelo mundo. Matriculamos nossos filhos em escolas que ainda hoje funcionam como se estivessem preparando cidadãos para os trabalhos mecânicos de linhas de montagem. Até mesmo a estrutura da escola e seu funcionamento de aula em aula (com disciplinas geralmente desconectadas entre si) lembra uma esteira industrial.

Evidentemente que cada vez mais o modelo de escola que temos hoje, de característica industrial, não pode atender as demandas de uma sociedade como a nossa, cada vez mais digital, diversificada, interdependente, globalizada e em constante mudança. O jovem que hoje vai para a escola é aquele que em casa acessa Youtube e Google na tela de seu computador ou mesmo celular, isso para citar somente dois gigantes de tecnologia que são fontes de informação e conhecimento. Não deve causar nenhum espanto em pais e professores o tédio, a passividade e desmotivação que os alunos sentem ao chegar à escola industrial de métodos quase medievais. Para além da solução das crises que rondam a escola, é preciso solucionar a própria escola.

O autor e professor espanhol Ángel Pérez Gómez, no livro Educação na Era Digital: a Escola Educativa, defende que a escola de hoje ensina, acima das disciplinas, cinco maus exemplos: confusão, posição, indiferença, dependência emocional e intelectual e uniformidade e falta de identidade. A lista de problemas é bastante categórica e dura com o sistema escolar, mas não se pode ignorá-la, se realmente professores, pais, alunos, governos e órgãos privados quiserem de fato iniciar um processo de transformação na escola. Caso contrário, continuaremos obrigados a repetir eternamente o refrão da canção Another Brick in the Wall, de Pink Floyd: “Não precisamos de nenhuma educação/Todos são somente tijolos na parede”. A música e o clipe da banda são ainda bastante atuais, infelizmente.

A confusão de que fala o autor refere-se ao fato de que muito do que se estuda na escola é matéria descontextualizada, desconectada da vida real e dos projetos pessoais dos alunos, fragmentada por disciplinas que não dialogam entre si. A posição é a obrigação de os alunos ocuparem seus lugares de maneira fixa, sem espaço para liberdade física e intelectual. Particularmente pra mim, a indiferença é o ponto mais grave apontando por Ángel: na escola, segundo ele, não se deve acreditar demais em nada. As aulas são divididas em fragmentos de 50 minutos, separadas pelo sinal que toca a cada troca de aula. Tudo na escola começa e termina de acordo com o sinal da escola: se algum projeto, alguma ideia estiver sendo desenvolvida em uma aula e o sinal tocar, fim de projeto, fim de ideias, passa-se para outra aula, para outra ideia, ou seja, nada vale a pena na escola, a sensação que fica é de que tudo na escola é descartável e substituível.  A dependência emocional e intelectual liga-se ao fato de que tudo na escola funciona baseado em recompensas e punições, notas e reconhecimento e na necessidade de dizer o que vale e o que não vale. Essa dependência gera uniformidade e falta de identidade: não há optatividade muito menos espaço para o desenvolvimento de projetos pessoais.

O Brasil é pródigo em buscar respostas simples para problemas sociais complexos e em atacar os efeitos de um problema e não as suas causas (as discussões inócuas sobre redução da maioridade penal comprovam essa característica nacional). Acredito que o desempenho brasileiro em educação só passará a apresentar níveis aceitáveis quando efetivamente a sociedade brasileira como um todo repensar o sistema escolar em si para propor uma revolução na educação do país, começando por tentar superar os cinco aspectos escolares levantados pelo autor espanhol. E essa revolução é urgente, necessária e praticável, embora não seja  fácil de ser deflagrada. Dela depende o futuro da educação no país e consequentemente o futuro de crianças e jovens, que não podem ser responsabilizados pelas deficiências de aprendizagem que apresentam. Nosso sistema escolar é antiquado e não satisfaz as demandas sociais, profissionais e afetivas dos jovens de hoje. Se há um culpado para tantos resultados ruins em educação, esse culpado é o sistema escolar em si (e os administradores desse sistema) que, de forma geral, mas não unânime, confunde, uniformiza e cultiva indiferença. Quem sabe essa revolução dentro do sistema escolar, a partir de seu núcleo, possa ser o fator preponderante para impulsionar a qualidade da educação no país?

 

RTRenato Tresolavy

Meu nome é Renato Luiz Tresolavy, sou editor de livros didáticos e fui professor de escola pública. Neste espaço do site Portuguêé Legal, gentilmente cedido pela minha amiga Carol Pereira, proponho discutir com estudantes, pais e professores assuntos que envolvem o ensino e aprendizagem de gramática, produção de textos, leitura e literatura. A cada semana, pretendo trazer aqui um tema diferente sobre o universo maravilhoso do Português.

 

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renato

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