6 Março 2018

Leitura de imagem sempre requer atenção aos detalhes e persistência!

Analise com calma antes de ler a resposta.

desafio apito treinador menino tênis sapato matemática

 

A resposta do desafio é…
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ONZE!
Errou? Vamos às explicações!
LINHA 1: pode-se deduzir que cada par de sapatos vale 10 (ou que cada pé sozinho vale 5).
LINHA 2: se o par de sapatos vale 10, cada homem COM APITO NO PESCOÇO vale 5.
LINHA 3: Se o homem com apito vale 5, sobram 8 para os dois PARES de apito (repare que na linha 3 o apito vem em pares, enquanto na linha 4 ele aparece sozinho). Portanto, cada apito vale 2.
LINHA 4: Já sabemos que um sapato vale 5. Se o homem com apito vale 5 e cada apito vale 2, o HOMEM SEM APITO no pescoço vale 3. A última pegadinha da linha 4 é que aparece uma multiplicação no final (você reparou ou apenas saiu somando no modo automático?). Aqui a gente extrapola a análise da imagem, porque é necessário um conhecimento prévio de matemática: nas equações, devemos resolver multiplicações e divisões antes de somas e subtrações, mesmo não havendo parênteses! Por isso, a conta final seria:
5 + 3 x 2 = x
5 + 6 = x
11 = x
São muitos detalhes, né?
E você, notou essas sutilezas na imagem (homem com apito ou sem apito, por exemplo)?
Tanto com textos verbais como com textos não verbais, é normal a gente se apressar e pular para as conclusões, mas não deveríamos. Tirar conclusões durante uma leitura requer necessariamente a RELEITURA, reanálise, movimentos de ir e vir, paciência, reflexão, reconsideração…
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Errou? Vamos às explicações!
LINHA 1: pode-se deduzir que cada par de sapatos vale 10 (ou que cada pé sozinho vale 5).
LINHA 2: se o par de sapatos vale 10, cada homem COM APITO NO PESCOÇO vale 5.
LINHA 3: Se o homem com apito vale 5, sobram 8 para os dois PARES de apito (repare que na linha 3 o apito vem em pares, enquanto na linha 4 ele aparece sozinho). Portanto, cada apito vale 2.
LINHA 4: Já sabemos que um sapato vale 5. Se o homem com apito vale 5 e cada apito vale 2, o HOMEM SEM APITO no pescoço vale 3. A última pegadinha da linha 4 é que aparece uma multiplicação no final (você reparou ou apenas saiu somando no modo automático?). Aqui a gente extrapola a análise da imagem, porque é necessário um conhecimento prévio de matemática: nas equações, devemos resolver multiplicações e divisões antes de somas e subtrações, mesmo não havendo parênteses! Por isso, a conta final seria:
5 + 3 x 2 = x
5 + 6 = x
11 = x
São muitos detalhes, né?
E você, notou essas sutilezas na imagem (homem com apito ou sem apito, por exemplo)?
Tanto com textos verbais como com textos não verbais, é normal a gente se apressar e pular para as conclusões, mas não deveríamos. Tirar conclusões durante uma leitura requer necessariamente a RELEITURA, reanálise, movimentos de ir e vir, paciência, reflexão, reconsideração…
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